Você Conhece os Benefícios da Niacinamida ou Vitamina B3 para Sua Pele?
Conheça os Benefícios da Niacinamida ou Vitamina B3

Você Conhece os Benefícios da Niacinamida ou Vitamina B3 para Sua Pele?

A Vitamina B3 – Niacinamida, Niacina, ou Ácido Nicotínico, é essencial para reações envolvidas com a produção de energia para o corpo a partir do processamento dos alimentos. Ela funciona no auxílio, principalmente, do metabolismo energético celular. Outra função da Vitamina B3 é a de auxiliar na produção de hormônios esteroides pelas glândulas suprarrenais. Alguns desses hormônios são, por exemplo, os sexuais e os hormônios relacionados ao estresse.

COMO A NIACINAMIDA OU VITAMINA B3 FUNCIONA?

A Niacinamida ajuda na circulação sanguínea (funcionando como vasodilatador em grandes doses), e no bom funcionamento do sistema nervoso. Também auxilia na ação de enzimas antioxidantes e age na manutenção da pele. 

A Niacinamida/Vitamina B3 também funciona no equilíbrio de colesterol e atua no controle do diabetes.

EFEITOS DA NIACINAMIDA/VITAMINA B3 NO ORGANISMO

No organismo, a Niacinamida é biologicamente precursora de duas coenzimas que atuam em quase todas as reações de óxido-redução: Nicotinamida Adenina Dinucleótido (NAD+) e a Nicotinamida Adenina Dinucleótido Fosfato (NADP+). Essas coenzimas derivadas da Niacinamida participam ativamente na produção de energia para o organismo. Outro efeito da Niacinamida no organismo é que suas coenzimas derivadas agem na reparação do DNA do corpo. 

QUANTIDADE IDEAL DE VITAMINA B3 – NIACINAMIDA POR DIA?

A quantidade de Vitamina B3 a ser consumida diariamente varia conforme a idade da pessoa que toma. A recomendação diária de Niacinamida para adultos é de 16-18mg diariamente. Dessa forma, a Niacinamida/Niacina, também conhecida também como Vitamina B3, atua na manutenção das células da pele, ajuda na circulação sanguínea e no bom funcionamento do sistema nervoso.

Segundo dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), a Niacinamida pode ser encontrada em carnes, com cerca de 561,40 miligramas a cada 100 gramas do produto. Mas além de carnes, a vitamina também é encontrada em frutas, verduras e leguminosas. Isso porque, as leguminosas, por si só são ricas em vitaminas do complexo B e proteínas.

Porém, os alimentos que possuem maior quantidade de Vitamina B3 são: amendoim, feijão, grão-de-bico, fava, soja, ervilha e lentilha. Entre as frutas que contém Vitamina B3 estão: abacate, cupuaçu, mamão, pitaia, cereja e outras. Já no grupo de verduras estão: coentro, couve, brócolis, alface, salsa e até em alguns tipos de pimenta, como a pimenta-jalapenho.

Os alimentos com Vitamina B3 podem proteger células da pele contra a exposição aos raios ultravioleta, apontam estudos que sugerem que ingerir alimentos com o composto antes de se expor ao sol pode evitar o risco de desenvolver câncer de pele. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores isolaram queratinócitos (o tipo de células mais comum da pele, compondo a maioria da epiderme) de pacientes com câncer não melanoma. E trataram as células com três concentrações diferentes de um composto orgânico nitrogenado da vitamina B3, por 18, 24 e 48 horas. O estudo concluiu que aumentar o consumo de Vitamina B3 diária, pelo menos 24 ou 48 horas antes de se expor ao sol, protegerá a pele de efeitos da exposição aos raios ultravioleta, potencialmente reduzindo a incidência de câncer de pele não melanoma.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DA CARÊNCIA DE NIACINAMIDA NO CORPO?

A carência de Niacinamida/vitamina B3 – pode causar uma série de problemas para a saúde. Pode ser causada pela má alimentação e não ingestão adequada de alimentos que fornecem a vitamina, ingestão de álcool excessiva e/ou problemas digestivos. Os primeiros efeitos da falta de Niacinamida no organismo se notam no metabolismo e disponibilidade de energia. Uma pessoa com carência de Niacinamida tem a fadiga e fraqueza muscular como principais sintomas. Pelagra é uma doença que pode ser desenvolvida pela falta da vitamina no organismo. Levando ao aparecimento visível de lesões e inflamações na pele. Como a saúde do sistema nervoso depende desta vitamina, uma carência dela pode causar problemas como aumento no stress, ansiedade e nos sintomas de depressão.

A falta de Niacinamida/vitamina B3 pode prejudicar o sistema digestivo, ocasionando diarreia, irritação e ulceração, náuseas e vômitos. Falta de apetite é outro sintoma da falta de Niacinamida no corpo.  Além disso, confusão mental, dores de cabeça, perda de memória e enxaqueca crônica, podem surgir da falta dessa vitamina. Descamação, pele craquelada, dermatite e pigmentação escurecida nas pernas e nos braços também são problemas na pele causados pela falta da Niacinamida/vitamina B3.

Referencias Bibliográficas: Niacinamida = Vitamina B3

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