Cuidados Essenciais de Higiene em Casa para o Seu PET
Cuidados Essenciais de Higiene para Seu Pet

Cuidados Essenciais de Higiene em Casa para o Seu PET

O banho é muito importante para a higiene dos Pets.

A falta de banho não só deixa o pets com mal cheiro, como pode, por exemplo, ocasionar problemas de pele, alergias e atrair parasitas.

Mais do que estética, a higiene dos Pets é muito importante para a saúde dos animais e de todos que convivem com eles. Presentes cada vez mais no nosso dia a dia, os Pets já estão acostumados a viver dentro de casa, subir no sofá, pular no colo e, em alguns casos, até dormir na cama. Por isso, a higiene deles precisa estar sempre em dia.

Em alguns casos dar banho em casa pode ser importante para reduzir o estresse do seu animalzinho. Além claro, de ser uma questão de carinho e cuidado fazer a higiene do seu Pet em casa com a família!

Confira algumas dicas de higiene para deixar seu amiguinho sempre limpinho e saudável:

–  Frequência do Banho

A frequência de higienização precisa levar em conta o estilo de vida do animal. Recomenda-se que cachorros que ficam muito tem quintal, terra ou que passeiam sempre, devem tomar banho uma vez por semana. Isso vale também para cães com pelos longos. Caso seja menos ativo, pode-se higienizá-lo a cada 15 dias.

Já os gatos precisam de menos banhos. Por praticarem sua própria limpeza ao lamber os pelos, o banho é indicado uma vez por mês. Isso porque, a escovação é mais importante para os bichanos, para retirar os pelos mortos e impurezas mais profundas.

Escovar os animais também evita nós e faz com que os pelos fiquem mais macios e brilhantes. É importante lembrar que no caso de filhotes, deve-se esperar ao menos 2 meses de vida para que seja dado o primeiro banho.

–  Banho em Casa

Levar os animais para o Petshop é uma boa solução para cuidar da higiene deles. Um local especializado vai saber limpar, cortar as unhas, aparar os pelos, pentear e ter todo o cuidado necessário com o seu Pet. Mas para quem não pode levar o amiguinho sempre, é recomendado, e  possível, fazer parte desse trabalho em casa. Lembrar sempre de usar produtos para cães e gatos, ou específico para seu animalzinho, que não possuem nenhum ingrediente que possa agredir a pele sensível do seu Pets.

O indicado é sempre usar água morna para tentar tornar o momento mais agradável aos que não curtem tomar um banho. Em dias muito quentes, pode-se usar água em temperatura ambiente. Se a temperatura estiver muito baixa, há também a opção de banho seco com produtos específicos.

– Cuidados Necessários

Para evitar acidentes, é indicado colocar um pedacinho de algodão no ouvido, para que não entre água. Os olhos também precisam de atenção, tomar todo o cuidado para que não caía espuma e agrida ou irrite o Pet.

Antes de iniciar o banho, é necessário então tampar o canal auditivo com um algodão limpo para evitar inflamação no ouvido, conhecida por otite. Após massagear o couro do animal molhado com o sabão (com cuidado perto dos olhos e no ouvido), em seguida é preciso enxaguar bem com água e dar início à secagem.

– Secagem dos Pets

Primeiro, utilize uma toalha (de uso único do seu Pet) para retirar o excesso de água e, de preferência, deixe o animal secar ao sol. Se não tiver sol, seque-o com o secador (com cuidado para não queimar), manter distância adequada sempre e o algodão no ouvido, no caso de animais medrosos.

– Especialmente para os Gatos

Ainda que com menos frequência, dar banho em um gato pode ser um desafio. Os bichinhos são conhecidos por não gostar nem um pouco de água, o que, vale dizer, na maior parte dos casos é verdade!

Brincar com o animal antes do banho vai fazer com que ele relaxe, e se sinta mais seguro e baixe um pouco a guarda. Começar a brincadeira já no ambiente em que for higienizá-lo é bom para fazer com que o seu Pet comece a se sentir à vontade com esse momento.

Coloque uma toalha no fundo da bacia, pia ou banheira que for usar. Dessa forma, o gato terá onde cravar as unhas quando for molhado e diminuirá as chances de tentar sair ou te arranhar. Tenha shampoos, hidratantes, toalha, brinquedos, e tudo o que for usar, perto o suficiente para que consiga alcançá-lo sem deixar o bichano fugir. Logo após o enxague, use uma toalha seca para enrolá-lo e tranquilizá-lo ao final do banho. Espere ele se acalmar caso for usar o secador.

Você sabia que a QuantiFarma tem todas as licenças, e segue rigorosos padrões de qualidade, para atender você e seu animalzinho com toda eficácia e segurança? Conheça nossa linha de produtos veterinários naturais, fitoterápicos e óleos essenciais especialmente desenvolvido para a espécie, raça e tamanho do seu Pet do coração!

Visite nosso site de Produtos Veterinários e acompanhe nossas redes sociais para mais informações e novidades para sua saúde.

Deixe uma resposta